Queimada!

Queimada! (em inglês Burn!) é um filme italiano de 1969 do gênero aventura histórica dirigido por Gillo Pontecorvo, também diretor de A Batalha de Argel. Rodado em inglês, foi lançado com dublagem em português. O filme não se apega ao rigor factual, lançando mão de figuras narrativas que enfatizam a crítica política e social.

A ação decorre num ilha ficcional nas Caraíbas, que pertenceria a Espanha(no filme fala Portugal , pois a Espanha passava por um regime militar e o diretor tinha medo de o filme ser censurado). O enredo é baseado, parcialmente, na história do Haiti. O guião original referia-se a uma ilha espanhola, e isso pode ser comprovado pelo fato de grande parte dos personagens manterem os seus nomes espanhóis, como José Dolores em vez do correto José das Dores. Assim sendo, o filme pode ser apontado como um exemplo de estereotipização étnica e linguística relativamente a Portugal.

Existiu na vida real um soldado estadunidense chamado William Walker, que no período de 1856-1857 chegou a ser presidente da Nicarágua (financiado pelo magnata Cornelius Vanderbilt).

Devido as ligações político ideológicas do diretor(com o comunismo)o filme Queimada é um retrato bastante claro de como é possivel produzir um "líder popular nato" e conduzir seus intimos impulsos para o bem comum do povo na direção dos interesses de um poder estrangeiro qualquer. A técnica básica é desenvolvida com perguntas(do agente, Walker) e respostas(do escolhido, José Dolores). Esta técnica é bem conhecida da filosofia Socrática e é chamada de "Maiêutica". Basicamente ela é fundamentada em diálogos despretenciosos, de Walker, mas instigantes no sentido de produzir ao escolhido, José Dolores, emoções e impulsos de iniciativa, em geral revolucionária. O filme Queimada é em seu todo um manual audio visual de como é feita uma doutrinação ideológica(útil a qualquer tendência) e demonstra o que se pode obter em termos de condução de massas populares na direção de interesses estrangeiros numa nação pobre com povo inculto. Embora o filme tenha sido ambientado no século XIX ele se encaixa completamente no contexto da Guerra Fria do século XX.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada!

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!